Perguntas Frequentes

Quanto tempo demora a subida?

A duração média da subida é de cerca de 3 a 4 horas pelo que deve gerir a velocidade e o esforço para evitar demasiada aceleração do ritmo cardiovascular. A descida também tem uma duração média de 3 a 4 horas, sendo muito comuns incidentes que não pode controlar e que têm a ver com os músculos ou articulações tanto nos joelhos como nos pés. Este tipo de problemas é imprevisto, dificultam e atrasam muito a descida pelo que deve iniciar sempre a sua descida pelo menos 4 horas antes do sol se pôr.

Que comprimento tem o trilho?

A Montanha do Pico é um vulcão com 2351 metros de altitude sendo que o seu trilho se inicia na Casa da Montanha a cerca de 1200m de altitude e termina no topo da montanha. O trilho tem cerca de 3.8 Km e um desnível de 1150 m pelo que é bastante inclinado. O terreno é de tipo variado ao longo da subida como terra, rocha, gravilha e lama. Embora haja vegetação rasteira na montanha, esta nunca se encontra no trilho, pelo que sempre que estiver a pisar vegetação, é porque já não se encontra no trilho. Deve tentar fazer o percurso inverso até voltar a encontrar o trilho novamente.

O trilho encontra-se devidamente marcado?

Ao longo do percurso existem 47 marcos em madeira. O último marco está localizado dentro da cratera e indica o trilho para o Piquinho. Em caso de nevoeiro poderá deixar de ver os marcos rapidamente, pelo que deve redobrar a sua atenção para evitar perder-se. Neste contexto, se depois de passar um marco, não encontrar outro nos 30 minutos seguintes, deve regressar ao marco anterior para não se afastar demasiado do trilho.

Qual o equipamento recomendado para a subida?

Do equipamento geral e básico devem constar roupa confortável, impermeável, botas ou sapatilhas de caminhada/ montanha e mochila para transportar pelo menos 1,5L de água e comida energética. Pode ainda levar equipamento que pode ser útil como chapéu, óculos de sol, bastões de caminhada, gorro, luvas e protetor solar. No caso de fazer uma subida para pernoitar na cratera, deve levar roupa extra mais quente, tenda, saco cama e uma lanterna. No caso de uma subida noturna deve levar roupa extra mais quente e uma lanterna.

Posso subir a Montanha se existir neve?

Em caso de existir neve ou gelo ao longo do percurso, a subida só poderá ser autorizada quando os montanhistas forem portadores de “crampons”.

Posso subir a Montanha se a Casa da Montanha estiver encerrada.

Fora do período de funcionamento da Casa da Montanha apenas é permitido o acesso às empresas devidamente habilitadas, com acompanhamento de guia de montanha credenciado, e a residentes na RAA.

Qual a idade mínima para subir a Montanha?

O acesso à Montanha está interdito a crianças de colo (menores de 2 anos de idade). O acesso de indivíduos com idade inferior a 16 anos está sujeito ao acompanhamento por titular do poder paternal ou de individuo maior de idade, devidamente autorizado por declaração escrita daquele.

A Montanha do Pico é uma área protegida?

A Montanha do Pico é uma Reserva Natural integrada no Parque Natural da ilha do Pico. Devido à sua importância está classificada como ZEC (Zona Especial de Conservação) da Rede Natura 2000 e como Geossítio do Geoparque Açores.