Perguntas Frequentes
A duração média da subida é de cerca de 3 a 4 horas pelo que deve gerir a velocidade e o esforço para evitar demasiada aceleração do ritmo cardiovascular.
A descida também tem uma duração média de 3 a 4 horas, sendo muito comuns incidentes que não pode controlar e que têm a ver com os músculos ou articulações tanto nos joelhos como nos pés. Este tipo de problemas é imprevisto, dificultam e atrasam muito a descida pelo que deve iniciar sempre a sua descida pelo menos 4 horas antes do sol se pôr.
A Montanha do Pico é um vulcão com 2351 metros de altitude sendo que o seu trilho se inicia na Casa da Montanha a cerca de 1200m de altitude e termina no topo da montanha. O trilho tem cerca de 3.8 Km e um desnível de 1150 m pelo que é bastante inclinado. O terreno é de tipo variado ao longo da subida como terra, rocha, gravilha e lama. Embora haja vegetação rasteira na montanha, esta nunca se encontra no trilho, pelo que sempre que estiver a pisar vegetação, é porque já não se encontra no trilho. Deve tentar fazer o percurso inverso até voltar a encontrar o trilho novamente.
Ao longo do percurso existem 47 marcos em madeira. O último marco está localizado dentro da cratera e indica o trilho para o Piquinho.
Em caso de nevoeiro poderá deixar de ver os marcos rapidamente, pelo que deve redobrar a sua atenção para evitar perder-se. Neste contexto, se depois de passar um marco, não encontrar outro nos 30 minutos seguintes, deve regressar ao marco anterior para não se afastar demasiado do trilho.
Do equipamento geral e básico devem constar roupa confortável, impermeável, botas ou sapatilhas de caminhada/ montanha e mochila para transportar pelo menos 1,5L de água e comida energética.
Pode ainda levar equipamento que pode ser útil como chapéu, óculos de sol, bastões de caminhada, gorro, luvas e protetor solar.
No caso de fazer uma subida para pernoitar na cratera, deve levar roupa extra mais quente, tenda, saco cama e uma lanterna.
No caso de uma subida noturna deve levar roupa extra mais quente e uma lanterna.
Em caso de existir neve ou gelo ao longo do percurso, a subida só poderá ser autorizada quando os montanhistas forem portadores de “crampons”.
Fora do período de funcionamento da Casa da Montanha apenas é permitido o acesso às empresas devidamente habilitadas, com acompanhamento de guia de montanha credenciado, e a residentes na RAA.
O acesso à Montanha está interdito a crianças de colo (menores de 2 anos de idade).
O acesso de indivíduos com idade inferior a 16 anos está sujeito ao acompanhamento por titular do poder paternal ou de individuo maior de idade, devidamente autorizado por declaração escrita daquele.
A Montanha do Pico é uma Reserva Natural integrada no Parque Natural da ilha do Pico. Devido à sua importância está classificada como ZEC (Zona Especial de Conservação) da Rede Natura 2000 e como Geossítio do Geoparque Açores.
De acordo com o Decreto Regulamentar Regional n.º 18/2020/A, de 10 de Agosto, que aprova o Plano de Gestão das Áreas Terrestres do Parque Natural da Ilha do Pico, o voo de aeronaves e de veículos aéreos não tripulados para fins técnicos e científicos e em eventos esporádicos, em áreas protegidas do Parque Natural da Ilha do Pico, como é o caso da Reserva Natural da Montanha do Pico, carece de parecer prévio vinculativo do departamento do Governo Regional com competência em matéria de ambiente.
O referido pedido deverá ser efetuado através da plataforma:
https://servicos-sraa.azores.gov.pt/doit/servicos.asp?id_dep=3&id_form=18
(06. Atividades condicionadas na Rede de Áreas Protegidas dos Açores)